quarta-feira, 23 de março de 2011

HOSPITAL VETERINÁRIO MUNICIPAL GRATUITO DE IBATÉ REALIZA MAIS DE 6 MIL ATENDIMENTOS

Prefeitura realiza, há quase 3 anos, serviço de castração e atendimento veterinário
O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) João Trevisan, órgão ligado ao departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da Prefeitura de Ibaté, atende gratuitamente pequenos animais como cães e gatos.
De acordo com Cláudia Roberta Boschilia, médica veterinária responsável pelo hospital veterinário, a prefeitura realiza cirurgias como esterilizações (conhecido popularmente como castração) e consultas veterinárias.
O hospital veterinário funciona num espaço grande, bem localizado e conta com salas preparadas para a realização dos procedimentos cirúrgicos. A infra-estrutura inclui recepção, sala de atendimento clínico, sala de cirurgia; sala pós cirúrgica e uma área aberta para os animais tomarem banho de sol. “Muitas cidades não tem a estrutura que existe em Ibaté”, diz a veterinária.
O assessor e coordenador do departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, João Vítor Rosa Júnior, concorda. “É com grande satisfação que a gente fala do hospital veterinário e do centro de controle de zoonozes, criado pelo prefeito Zé Parrella em junho de 2007. Nestes quase três anos, todos os atendimentos vieram a calhar com o que o prefeito desejava: um controle rígido das doenças que os animais podem transmitir e o controle populacional dos animais, porque esta é uma questão de saúde pública”, explica.
Cláudia Boschilia conta que recebe todo o apoio da prefeitura. “Não posso reclamar, porque o prefeito sempre nos visita e pergunta se está faltando algo. A prefeitura não nos deixa faltar nada, desde medicamentos até materiais de trabalho, pois tudo o que fazemos é para a saúde animal e o controle da natalidade dos animais”, conta.
CIRURGIAS E ESTERELIZAÇÕES – Dados do departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, mostram que em quase 3 anos de funcionamento do hospital veterinário, foram realizados até abril de 2010, 6.417 atendimentos e 1.850 esterilizações (castrações).
A médica veterinária fala da castração e seus benefícios. “Para evitar a falta de responsabilidade de alguns donos, fazemos a castração. O animal também recebe um chip com os dados do proprietário. Ao contrário do que muitos pensam a esterilização não é uma mutilação, já que o procedimento evita uma série de doenças, reduz o número de animais nascidos e o abandono, além de auxiliar na melhora do comportamento, evitando que os animais fujam na rua e se acidentam”, explica.
REFERÊNCIA REGIONAL - O excelente trabalho desenvolvido fez com que o Centro de Controle de Zoonozes se tornasse referência regional. “Desde que iniciamos nosso trabalho, mais de vinte cidades da região nos procuraram para conhecer nosso trabalho. Na semana passada recebemos os funcionários da Prefeitura de Américo Brasiliense. Já recebemos Santa Lúcia, Porto Ferreira, Descalvado. E estamos abertos para passar nossa logística, nosso método de trabalho para as cidades vizinhas”, explica.
João Vítor fala da advogada Cida Trevisan. “Junto com o prefeito Zé Parrella, Cida sempre foi uma grande parceria do nosso trabalho, uma pioneira”, diz.
ADOÇÕES – O Centro de Controle de Zoonozes tem um serviço em que população adota cães e gatos. O horário de funcionamento para adoção é de segunda a sexta-feira, das 13 às 16h30.
José Franson - Taí companheiros de luta, uma pequena grande cidade que está solucionando a superpopulação de cães e gatos com dignidade. Que tal uma visita a Ibaté... vamos procurar modelos de soluções onde quer que estejam... Mãos a obra, comente aqui, dê sugestões.

Fonte:http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2010/11/hospital-veterinario-municipal-gratuito.html

13 comentários:

  1. Preciso de ajuda, meu cachorro ta muito doente,não ta andando, nem comendo nem bebendo nao sei mais o que faço... Remedio nao esta fazendo efeitos nele. queria mto saber se tem como alguem vir ver ele. Pois ele é mto grande e pesado (raça fila) e nao tenho como levar ele.. queria saber tbem horarios que funciona o atendimento. tels Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Lúh, você não disse qual a sua cidade. Você é de Ibaté? Você tem que tentar contato direto com eles.

    ResponderExcluir
  3. Sou Michele Filha da dona Tania,

    Venho por maio destes solicitar ajuda para o cão de rua que minha mãe resolveu adotar, pagamos um veterinário para avaliar a situação da cachorrinha, e o veterinário diagnosticou que ela esta com começo de catarata e teria que ser feito uma cirurgia, na nossa cidade Campo Bom estão cobrando R$ 1000,00 cada olho. é inviavel para nós, porisso peço ajuda para que possa indicar alguma clinica ou ong que faça gratuito ou um valor mais acessivel.

    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Michele, não conheço nenhuma Ong em sua cidade, mas me manda teu e-mail que talvez eu possa passar para algum protetor de tua cidade. Manda mais dados, endereço, fotos. Manda para meu e-mail direto que fica melhor para repassar. arlenesr@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. ola preciso de ajuda com meu cachorrinho ,poie ele nao esta bem ,pelos sintomas apresentados parece que esta com algo trancado ,tipo faz muita força para fazer coco,tanto que chega sangrar ,mas se alimenta ,tem muita dor,por favor me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, por favor, corra para um veterinário. Peça ajuda a seus amigos e parentes se for o caso. Mas teu cão precisa de atendimento com urgência com profissional de veterinária.

      Excluir
  6. oi ... não sei mais o que fazer, tenho uma poodle de 8 anos ela esta a mais de dois meses com diáreia cronica fezes com sangue. já fui ao veterinário e dei vários antibióticos, sulfa, probiótico, mercepton, metronidazol, vermífogo,antinflamatorio e até corticóide nada adianta. ela ta perdendo peso ja fiz uma diéta e também não adiantou... não sei o que fazer não quero que ela mora, amo ela e não tenho condições de pagar exames como endoscopia, ecografia, raio x.podem me ajudar? OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei a sua cidade. Seria interessante pedires ajuda a algum parente ou amigo para te ajudar com esses exames, se for o caso. O veterinário é que indicou esses exames? Se ela está perdendo peso rápido é bom não esperares. Deve ser algo grave.

      Excluir
  7. Oi boa tarde, me chamo Joanes moro em Sapiranga e ontem a noite eu encontrei perto da minha casa um gato que não esta bem.
    Eu acredito que tenham batido nele, ele ta mole e só anda em circulos e não come nada e tb não fez as nessessidades des de ontem... Eu não sei o q fazer, gostaria de um auxilio de alguem que possa me ajudar, eu gosto muito de animais e me sinto mal de não saber o que fazer.
    Entrei em contato, pois vcs como ong talvez possam me ajudar de alguma forma... Só qro salvar ele, se isso for possivel eu ficaria muito grata pela ajuda.
    Fico na aguardo de um retorno.

    Grata

    ResponderExcluir
  8. Oi Gerson. Desculpa a demora em responder mas tive muitos assuntos de saúde na família. Bem, em primeiro lugar não sou ONG. Sou uma pessoa só. Atuo as vezes com uma parceira. Bem quanto ao gato não sei se ainda está vivo, gostaria que estivesse e bem, mas a única coisa que dá para fazer nessas situações é resgatar para tratar e levar em algum veterinário. Se tiveres facebook me adiciona que quando surgir algum caso assim, fica mais fácil ajudar pela rede de protetoras (arlene souza da rocha).

    ResponderExcluir
  9. Oi!!! o meu gato precisa fazer uma penectomia urgente...não posso pagar...gostaria de ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, posso te fornecer os dados de veterinárias que tenho parceria e que nos cobram a baixo custo para animais resgatados das ruas.

      Excluir
  10. oi gente onde fica Ibaté, não achei no google, escrevo de são leopoldo rs, minha cadela está com tumor na mama, e não tenho condições de pagar um veterinario, ela geme de dor. obrigado. vicheberri@bol.com.br 51 84617298 51 35721202

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.