domingo, 27 de março de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POSSE RESPONSÁVEL

por Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro

Atualmente, vivemos um momento de transformações importantes no planeta, em que velhos hábitos, atitudes e paradigmas estão sendo abolidos e revistos, para que uma sociedade mais consciente e sustentável possa desabrochar e transformar a realidade atual.

A delicada relação entre homens e animais é um desses assuntos que necessita urgentemente de uma revisão, de um olhar mais direcionado, de um novo e maior enfoque.

Nas grandes cidades, o abandono de animais domésticos tornou-se um grande problema socioambiental, o descarte de animais nas vias públicas aumenta a cada dia e a explosão populacional cresce e motiva o extermínio de centenas de animais nos centros de controle de zoonoses municipais - forma nada ética e comprovadamente ineficiente para sanar o problema.

A falta de informação é uma das principais causas do abandono de animais, pois muitos proprietários desconhecem a importância da posse responsável, tanto para saúde pública quanto para o bem estar animal.

A posse responsável deve ser disseminada e colocada em prática para minimizar o número excessivo de animais errantes nas via públicas, bem como para abolir o sofrimento imposto aos mesmos.

A educação ambiental voltada à promoção da posse responsável é a forma ideal para reverter o quadro de abandono, os maus tratos e superpopulação de animais, pois age diretamente na transformação de valores e atitudes da sociedade.

Além de atuar na sensibilização e conscientização do cidadão, possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, capazes de induzir mudanças de atitude, individuais e coletivas.

O processo será gradativo, integrativo e partipativo, pois esta é a forma pela qual a educação ambiental age, promovendo a permanente evolução e a continuidade do aprendizado para atingir a sustentabilidade.

Mas, para que esta sensibilização ocorra, é primordial que haja a integração entre os principais atores sociais ligados ao tema – poder público, educadores e profissionais da medicina veterinária. Sem essa união, a busca pela solução da problemática dos animais abandonados não se legitimará.

Alguns exemplos de iniciativas envolvendo a integração dos atores sociais, voltadas à educação sobre temática da posse responsável: união do poder público com entidades de proteção animal, para criar campanhas de posse responsável nas escolas, com aulas, palestras e apresentação de peças teatrais sobre o tema; parcerias do poder público com médicos veterinários para atendimento gratuito, ou, a preços acessíveis, à população de baixa renda; mutirões itinerantes de castração, juntamente com apresentação de palestras sobre posse responsável, dentre tantas outras ações.

A educação ambiental é uma aliada, cabendo à sociedade o papel de colocá-la em prática, visando obtenção de resultados positivos e efetivos no combate ao abandono e conseqüente sofrimento dos animais, além de propiciar-lhes o bem estar que lhes foi cruelmente retirado.

Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro
Colunista do site GREEPET.
Bióloga – CRBio 43684/01
Protetora animal independente. Educadora Ambiental. nanda_paro@yahoo.com.br


* este artigo pode ser publicado livremente em Revistas, Jornais, Newsletters e outros meios de comunicação, desde que a biografia do autor permaneça intacta e a fonte do artigo seja citada. Fonte do Artigo: www.greepet.vet.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.