quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ESPORITRICOSE

A Esporitricose é uma doença causada pelo fungo Sporotrix schenckii, que acomete tanto o homem quantos os animais. Na maioria das vezes, manifesta-se com uma infecção benigna limitada a pele e ao tecido celular subcutâneo, ocasionalmente, pode acometer primariamente o pulmão, evoluindo para disseminação sistêmica. O Sporotrix schenckii é um fungo ambiental e cosmopolita, acometendo várias espécies, entre elas cães, gatos, animais silvestres e o próprio homem.

Também é conhecida como a “Doença do jardineiro”, pois o sporotrix fica no solo crescendo em plantas e restos de árvores em decomposição.
Muitas pessoas têm medo de tratar seu gato, que adquiriu essa doença e abandona o amigo. Ato irresponsável e criminoso.
O Gato irá sofrer terrivelmente. As feridas coçam, ardem e doem e ele poderá transmitir para outros gatos em brigas por território e acasalamento.
O tratamento de um gato com esporotricose é fácil mas demorado e exige cuidados: Levar ao vet para diagnóstico diferencial, isolamento do gato, uso de luvas, uma capsula de itraconasol de 100mg diária que pode ser colocada em ração umida, limpeza do ambiente com solução de hipoclorito de sódio e cuidados com o lixo, que deve ser incinerado.
Não abandone seu animal doente. Doentes precisam cuidados, amor e dedicação.
Castre seu animal.
Muitas doenças são disseminadas nas brigas por território e fêmeas e um gato sadio pode ficar infectado.
Adote com responsabilidade.
Francisco está no final do tratamento.
Estará para adoção na Oitovidas: www.oitovidas.org.br / 98888608



4 comentários:

  1. Muito bom saber essas informações. Não que eu fosse abandonar meus gatinhos caso eles fossem acometidos por alguma doença. Mas sim no quesito informação.

    ResponderExcluir
  2. Realmente eu abomino essas pessoas que abandonam seus bichos, ontem achei um gato em estado de decomposição com a diferença que ele estava vivo, e está com essa doença.... o peguei e estou cuidando, mesmo não tendo condições, estou me apertando um pouquinho pra ajuda- lo.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Os sintomas iniciais são feridas, geralmente na face e membros, que lentamente progridem para o restante do corpo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.