sábado, 24 de dezembro de 2011

Animais do Minizoo são realojados em criadouro de Santa Maria

A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio  das secretarias Especial dos Direitos Animais (Seda) e municipal do Meio Ambiente (SMAM), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) realizaram, na tarde de segunda-feira (19), o realojamento dos animais do Minizoo Palmira Gobbi para o Criadouro Conservacionista São Braz. Localizado na cidade de Santa Maria (RS), o espaço foi indicado pelo Ibama por atender às peculiaridades das espécies. De acordo com a Seda, a operação não foi divulgada, a fim de garantir o bem estar dos animais, pois uma aglomeração poderia causar infortúnio ao trabalho de captura e transporte dos animais.


A decisão de se transferir os 73 animais (micos-prego, araras, ratões-do-banhado e  jabutis) foi  tomada depois de o Ibama verificar a situação inadequada de alojamento, comprometendo a qualidade de vida das espécies, principalmente em razão da umidade, ausência de luz solar, ações de vândalos e ruídos causados pelo trânsito do entorno (buzinas, ronco de motores e emissão de gás poluente de automóveis, ônibus, caminhões e motos).

O Minizoo do Parque Farroupilha está localizado numa rota de ligação entre avenidas de confluência das avenidas a João Pessoa e Osvaldo Aranha. De acordo com Ofício Nº 291/10, emitido pelo Núcleo de Fauna do Ibama, o local não atendia aos padrões mínimos de tamanho e estrutura exigidos pela Instrução Normativa 169/2008.

Por sua vez, o poder público entendeu que não se justificariam investimentos de alta ordem devido ao fato do local não apresentar condições ideais para que os animais pudessem ter vida salutar, tanto do ponto de vista físico (pouca iluminação solar, ambiente com elevado índice de umidade, alimentação inapropriada introduzida no recinto pela população) quanto do ponto de vista emocional (ambiente com alto índice de poluição sonora).

A partir do momento em que a prefeitura apresentou seu posicionamento, o Ibama passou a buscar um local que atendesse aos requisitos exigidos, atentando ainda para que não fossem apartadas as famílias das espécies. Com o objetivo de proteger e promover o bem-estar dos animais, a Prefeitura de Porto Alegre irá disponibilizar apoio para manutenção dos animais. A operação de retirada dos animais foi fiscalizada pelo médico-veterinário do Ibama Paulo Wagner e acompanhada por quatro veterinários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Prefeitura agradece o apoio da EPTC, Brigada Militar, UFRGS, Ibama, Criadouro Conservacionista São Braz e da imprensa na operação. Todos foram incansáveis e merecem o nosso respeito.


O criadouro
  
  


Fonte: Informativo da SEDA‏










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.