sábado, 24 de dezembro de 2011

A EPTC está na luta contra os maus tratos aos cavalos


A afirmação de que cuidar dos animais é uma questão social parece clichê, mas é exatamente dessa forma que servidores da Prefeitura de Porto Alegre, cada vez mais em grande número, têm exercido suas funções. Vários órgãos da administração municipal agregaram às suas atribuições a questão animal.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem se notabilizado pelo trabalho envolvendo cavalos e carroças. Nos últimos anos mais de mil animais, vítimas de maus tratos, foram recolhidos das ruas da Capital. Alguns são devolvidos aos proprietários; outros seguem para o abrigo da EPTC, na Estrada Chapéu do Sol, para serem tratados até a adoção. Mais de 140 já foram doados, inclusive para entidades que usam a equoterapia no tratamento de doenças.
De acordo com o chefe de gabinete da Empresa Pública, Marcelo Soletti de Oliveira, o mais significante deste trabalho é a certeza de que quando o animal é recolhido, ele tem a oportunidade de uma vida melhor. “É impressionante como as pessoas, através das entidades parceiras, recebem os animais. Sempre dispostas a cuidá-los em qualquer circunstância e indicando novos colaboradores para o atendimento a esses seres vivos”, diz Oliveira.

Marcelo Soletti, acompanhado dos agentes fiscais de Trânsito Harry e Dorneles.


O começo
O envolvimento de Marcelo Soletti de Oliveira começou em junho de 2005, quando foi indicado para representar a EPTC numa audiência na Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público, para debater a situação de maus tratos na condução de carroças. “Daquele dia em diante, passei a acompanhar todas as questões de competência da EPTC, que envolviam cavalos e carroças e, também, participei do Grupo de Trabalho que criou a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (COMPPAD), anterior à Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA). Meu envolvimento é total, sempre coordenando as ações da EPTC de acordo com as diretrizes da SEDA”, destaca o chefe de gabinete.  

Marcelo revela os próximos passos da Empresa Pública: “a equipe de fiscalização de Veículos de Tração Animal, formada pelos agentes Dorneles, Eccel e Harry, estão focados na excelência do atendimento das ocorrências; na qualidade do serviço prestado pelo abrigo; e no fortalecimento das parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, que designa veterinários para nossas blitzes, e com Batalhão Ambiental. Pretende-se desenvolver ações com as universidades para tratamento dos animais que necessitam de cirurgias ou exames clínicos. Nossos planos prevêem, ainda, microchipar os animais, visando a posse responsável dos equinos em Porto Alegre”, conclui.  

Fonte: Informativo da SEDA‏






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.