quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Morte de animais é mistério em Alvorada/RS

Em um mês, quatro cadelas e um cachorro agonizaram até a morte no Bairro Salomé. Ontem, outro cão foi salvo com uso de antídoto

Lobo pode ser a próxima vítima. Outro guaipeca sem nome que se esquiva, enxarcado pela chuva, na esquina de um bar também é forte candidato. Em Alvorada, viralatas que andam zanzando por vias do Bairro Salomé devem mudar de endereço com urgência. Nos últimos 30 dias, Cinco cães agonizaram até a morte. Em um ano, 18 gatos tiveram o mesmo fim.

Todos por envenenamento, denunciam voluntárias do Projeto Castração de Animais Domésticos. Ontem, um cachorro foi salvo com um antídoto.

- Corria e arranhava paredes

Na semana passada, as cadelas Manoela e Princesa morreram. O comerciante Zezinho Bialva Schmitz, 39 anos, fez de tudo para ajudar Manoela.

– Dei água e ovo, mas nada adiantou. A outra corria entre os prédios e arranhava as paredes – lamentou.

Voluntária do Projeto Castração, a operadora de telemarketing Fabiana Velho afirma que as mortes podem ser uma represália por estar alimentando os bichos de rua.

– Provavelmente, estão dando chumbinho (pequenas esferas de chumbo utilizadas como raticida, cuja venda é proibida pela Anvisa) para eles – denuncia.

A morte em série mudou o comportamento de donos de cachorros. O aposentado Pedro Paulo Silva, 67 anos, mantém presas as cadelas Chiquinha e Princesa. Agora, elas só saem de casa na coleira.

- Bióloga: “Não existe denúncia”

Na manhã de ontem, a bióloga do setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Bibiana Ferreira, esteve no local. Embora admita que a causa das mortes possa ter sido envenenamento, ela afirmou que “não existe uma denúncia formal na secretaria”. Bibiana, disse, também, que os moradores relataram somente o óbito de duas cadelas e de um gato. Isto, segundo ela, descartaria a existência de extermínio de animais.

– Aquela região é muito infestada por roedores. Se o cachorro comeu um rato envenenado, ele pode vir a morrer. As mortes também podem ser fruto de uma desavença entre vizinhos, mas não sabemos ainda – frisou a bióloga.

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO em: 09/02/2011 06h20min
Matéria: Eduardo Rodrigues | eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br

Um comentário:

  1. Acho que devem ser feitas campanhas em Alvorada a favor dos animais.

    Tá mais que na hora da cidade mudar este estigma que carrega, "de gente que não respeita gente, muito menos os animais" É assim que é conhecida Alvorada, infelizmente!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.