sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cachorros de rua são problema em Bento Gonçalves/RS

Sem canil público na cidade, cães são abrigados em casa de voluntários
A Associação Voluntária Protetora dos Animais de Bento Gonçalves (Apabg) precisa de ajuda. Assim como vê crescer as dificuldades para a compra de produtos e rações para tratar dos animais recolhidos nas ruas, vê crescer justamente o número de cães abandonados na segunda maior cidade da Serra.

O problema de cachorros soltos nas ruas de Bento Gonçalves é antigo e, segundo a Apabg é antigo, até hoje não foi solucionado pelo Poder Público. Além de oferecer riscos de doenças, as reclamações de muitos moradores são que os cães abandonados furam sacos de lixo, fazem barulho e às vezes mordem pedestres e atacam motociclistas.

O município não possui canil público, nem entidades com capacidade para abrigar cachorros de rua, fora a Apabg. Os poucos cães recolhidos pela associação são mantidos em duas casas de pessoas voluntárias. Porém, a Apabg paga diárias de R$ 5 por cão, além de arcar com os custos de vacinas e tratamentos veterinários. Até o momento, 32 cachorros estão vivendo em abrigos improvisados, com pouco espaço e estrutura.

_ A prefeitura não nos auxilia com nenhum tipo de recurso. A verba que possuímos é proveniente de ações beneficentes que realizamos durante o ano. Estamos devendo cerca de R$ 7 mil para os proprietários das casas e para veterinários_ reclama a secretária da associação, Alexandra Costa, 33 anos.

A prefeitura se defende:

_ Sabemos que é necessário um canil público. Porém, existe uma grande parcela da população que é contra. Muitos têm uma imagem negativa das carrocinhas. Acham que os animais recolhidos serão sacrificados. A intenção do canil seria diminuir com a quantidade de cães na ruas e dar um abrigo a eles_ explica a coordenadora do departamento de vigilância ambiental do município, Analiz Zattera.

No entanto, mesmo ciente do problema, ela admite que a construção de um canil na cidade não é a prioridade da prefeitura, apesar de o assunto estar sendo discutido.

COMO AJUDAR

A ajuda pode ser feita de diversas maneiras:

- doando rações, material de limpeza, medicamentos, potes de alimentos e água, caminhas, entre outros objetos. Para fazer as doações, entre em contato com associação pelos e-mails: apabg@apabg.net ou doacoes@apabg.net.
- através de depósito bancário no Banco Sicredi - Agência 0167 - Conta nº 54029-3 para Associação Voluntária Protetora dos Animais de Bento Gonçalves
- apadrinhando um animal ( basta enviar um email para voluntariado@apabg.net explicando qual o animal que gostaria de ajudar. As fotos dos cachorros estão no fotoblog da associação)
- doando material de limpeza (água sanitária, sabão em pó, desinfetantes, luvas, baldes, etc)
- doando roupas, calçados e acessórios para o bazar da Apabg, que ocorre 3x por ano, no centro da cidade

Fonte:http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,3211130,Cachorros-de-rua-sao-problema-em-Bento-Goncalves.html
Fabiana Seferin | fabiana.seferin@pioneiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.