sábado, 26 de fevereiro de 2011

Animais como fumantes passivos


Todo mundo sabe que fumar faz mal. O que muitos desconhecem é que a saúde dos bichos de estimação também pode ser afetada no convívio com fumantes.

Entretanto, embora nos preocupemos constantemente com o alimento que damos a nossos bichinhos ou com a quantidade de exercí­cio que fazem, com que freqüência consideramos a possibilidade de sofrerem de uma doença fatal causada por nossa própria mão, quando portando um cigarro? Animais expostos à nicotina e ao alcatrão, substâncias presentes na fumaça do cigarro, podem desenvolver problemas respiratórios como bronquite alérgica, dermatológicos e até câncer. Já no caso de cães ou gatos que têm alergia a odores, o quadro clínico pode se agravar.

Embora haja ceticismo a respeito das pesquisas, é claro que seu animal de estimação está sujeito à fumaça de cigarros dentro da casa e que seu sistema respiratório sente os efeitos. Alguns veterinários dizem que a fumaça se torna mais concentrada a ní­veis baixos e usam este dado em defesa de nossos animais. Apenas 15% da fumaça do cigarro é inalada pelo fumante. O restante é dispersado na atmosfera, expondo bichinhos a mais de 400 toxinas. Essa fumaça tem mais de 40 substâncias causadoras de câncer, assim como monóxido de carbono.

Pesquisas recentes mostram que fumaça do cigarro está relacionada a outras doenças em animais de estimação, como a asma. Estudos demonstram que a exposição à fumaça do tabaco está relacionada ao câncer nasal e à sinusite de cães. A constante exposição à fumaça do cigarro certamente não deixará seu animal de estimação mais saudável, mais feliz e em forma. Em um ambiente perfeito, um animal não deve entrar em contato com nenhuma fumaça de cigarro, então porque não fumar fora de casa?

Melhor ainda, pelo seu bem e pela saúde do seu bichinho, pare de fumar!

Fonte: http://oficinadosanimais.blogspot.com/2009/04/animais-como-fumantes-passivos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.