segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Minizoo de Porto Alegre/RS será desativado pelo bem-estar dos animais

Minizoo da Redenção pode ser fechado
À frente de iniciativa, primeira-dama da Capital se diz preocupada com precariedade do espaço

A situação precária do minizoo do Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, motiva desde a metade do ano passado uma discussão sobre seu possível fechamento. Ontem, uma reunião de duas horas procurou suavizar oposições mais ferrenhas à mudança com o argumento de que “os animais do minizoo precisam de uma vida melhor”.

A frase é da primeira-dama da Capital, Regina Becker. Ela compareceu ao encontro ontem, no Orquidário, do qual participaram usuários e integrantes da administração do Minizoo Palmira Gobbi. Não foi um debate conclusivo. Regina destacou que um avanço foi esclarecer o objetivo da prefeitura.

– Eu acho que consegui fazer com que algums pessoas entendessem. Não é uma remoção sem motivos – define ela.

Entre os principais argumentos estão a poluição inalada pelos animais, o barulho presente quase 24 horas por dia e as más condições das jaulas. À noite, os bichos seriam vulneráveis a agressões e a terem arremessados em seus recintos objetos como cigarros e chicletes. Durante o dia, a vegetação impede a passagem de grande parte da luz solar, o que piora no inverno.

De acordo com a primeira-dama, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram no local e o reprovaram. Um exemplo é o cativeiro das aves, que deveria ser circular e ter altura suficiente para voos. Já os símios apresentam apatia e irritabilidade, segundo Regina. Melhorias no ambiente custariam mais de R$ 1 milhão, apontou. Nem para servir de exemplo educacional a uma criança o minizoo serviria, afirma Regina:

– Não se pode dizer que uma criança aprende alguma coisa vendo um animal enjaulado. Um pai que usa da justificativa de que ele quer, por meio do minizoo, mostrar para o seu filho uma espécie, ele tem de pensar que mostrando um animal enjaulado ele tem de ser aceito em uma situação como aquela.

As espécies
- Aves como araras, papagaios, gaviões, urubus, pavão, faisão, saracura, mutum-cavalo, marrecas
- Mamíferos com ratões-do-banhado e micos-prego
- Répteis como jabutis

Fonte:http://solidariedadeanimal.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Na Zona Sul de Porto Alegre há espaços que poderiam se transformar não apenas num zoo, mas num santuário para os bichos. A Prefeitura poderia lançar um edital, uma licitação buscando parceiros. Com certeza a Vida dos bichinhos se tornaria muito melhor.
    Quero deixar claro que sou contra os zoológicos, afinal os bichos merecem um espaço MUITO MAIOR E MELHOR, além claro de estarem longe de seus habit, mas já que o HOMEM estragou o equilíbrio de tudo, que pelo menos tente amenizar o sofrimento dos bichinhos.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber para onde estes animais serão remanejados?

    ResponderExcluir
  3. Sr.Anônimo, eu não tenho essa informação ainda, mas acredito que devam ir para o zoológico.

    ResponderExcluir
  4. qual zoologico? o de sapucaia do sul? e o zoologico terá condições de receber estes animais? ser´s que quem teve a ideia de fechar o mini zoo pensou nisso, o zoologico terá estrutura para receber estes animais? afinal de contas ja existem exemplares destes animais no zoo. não seria simplesmente transferir gastos da prefeitura para o estado, estado este que não investe nem apoia o zoologico.

    ResponderExcluir
  5. Sr.Anônimo, como lhe falei não tenho essa informação ainda, mas pode ter certeza que estamos todos esperando uma solução melhor para os animais.
    Tão logo eu tenha essa informação, postarei aqui.

    ResponderExcluir
  6. bom dia. aguardarei alguma resposta sobre o destino destes animais, tambem espero que esta decisão seja realmente para o bem dos animais. atenciosamente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.