quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Homeopatia auxilia também no bem estar animal




Você sabia que a homeopatia pode ser usada em animais? Apesar de ter sido inicialmente criada, experimentada e desenvolvida para humanos, esta ciência é vista como um sistema terapêutico alternativo que busca a compreensão de todos os seres vivos, assistindo-os em seus processos biológicos que oscilam entre a saúde e a doença.
A homeopatia veterinária se aplica a todos os animais, com destaque para os de produção, silvestres (livres ou em cativeiro) e de estimação. Todas as espécies têm necessidade de ajuda, demonstrada através de sua conduta, de sua pele, de seus órgãos e de seus olhos, que, de uma maneira silenciosa, falam do seu íntimo.
Segundo a veterinária e presidente da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul, Elisandra Pezzetta, o grande diferencial entre a homeopatia e a medicina tradicional é que a primeira prioriza o equilíbrio emocional do ser, melhorando a sua imunidade. “A homeopatia trata o indivíduo e não a doença. Este é o grande diferencial. Claro que doenças incuráveis, por exemplo, o câncer, não tem cura, mas podemos garantir ao indivíduo qualidade de vida e amenizar o sofrimento”, explica Elisandra.
As vantagens da homeopatia são muitas, especialmente por não apresentarem efeitos colaterais e toxicidade. A administração do medicamento pode ser feita na água, facilitando o uso nos casos de animais agressivos. Nas aves evita o estresse da manipulação, que podem vir a óbito simplesmente por segurá-las para administrar uma medicação. No caso de animais domésticos, também melhora a imunidade, ameniza o sofrimento em doenças terminais como o câncer, alivia o sofrimento no caso de doenças comportamentais (animais que se mutilam) e combate casos de otite recorrente, intolerância alimentar, alergias, cálculos na bexiga e rins, doenças neurológicas, insuficiências como a cardíaca e hepática, entre outras enfermidades.
Conforme Elisandra Pezzetta, o medicamento homeopático em geral é muito barato. Enquanto um frasco é vendido a partir de R$ 10,00 nas farmácias de manipulação, os remédios produzidos em laboratório custam em torno de R$ 45,00.
A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (avenida Getúlio Vargas, 169, bairro Menino Deus) tem um ambulatório veterinário separado dos consultórios humanos, de acordo com as normas da vigilância sanitária. Os profissionais que atendem na Liga são voluntários e o valor da consulta aos proprietários é bem acessível.
Quanto ao tempo de tratamento, Elisandra explica que depende de cada caso. O medicamento homeopático respeita a velocidade orgânica, começando a agir assim que entra em contato com o corpo do animal e pode produzir efeitos visíveis em segundos ou levar semanas para demonstrar modificações externas. A posologia pode variar várias vezes ao dia – em casos crônicos – até dose única em alguns transtornos comportamentais. “Independente do tempo ou do tipo do tratamento, os proprietários devem buscar sempre a qualidade de vida para seus animais”, diz a veterinária.

Matéria sugerida por Sônia Maria Franco Wilhelm, servidora da Procempa
Assista o video explicando um pouco mais sobre homeopatia veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.