quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conheça monumentos que lembram animais memoráveis



Foto: MHJohnston / Flickr
Animais fazem parte da vida humana. Sejam animais de companhia ou selvagens, eles não são apenas parte de uma paisagem, como também são parte da história de qualquer país. E uma das melhores formas de se conhecer um país é através da observação de como o mesmo trata os seus animais e como a nação se lembra deles.
Monumentos a animais têm sido levantados por todo o mundo. Muitos deles honram os animais que lutaram ao lado de humanos dentro e fora de trincheiras, enquanto outros homenageiam a bondade que os animais demonstraram para com os seus. Alguns são erguidos em memória de animais que ficaram tão famosos que se tornaram símbolos de sua cidade durante algum tempo.
Observa-se que estes monumentos são muito procurados por turistas. Os visitantes sempre querem tocá-los, alguns acreditam que isso lhes trará sorte, e outros visitam os monumentos para ter uma rápida e reconfortante lembrança dos animais domésticos que lhes aguardam em casa ou que marcaram as suas vidas.
Seguem alguns exemplos de monumentos a animais, conforme reportagem do Huffington Post.
Chizhik-Pyzhik, em São Petersburgo (Rússia)
O minúsculo pássaro de bronze sentado sobre uma ponte é provavelmente o menor monumento do mundo. Foi colocado em tributo a um grupo de estudantes locais que usavam uniformes com cores semelhantes à plumagem do pássaro. Visitantes fazem pedidos e tentam acertar o local com moedas, acreditando que isso lhes dará sorte.
O gato Trim, em Sydney (Austrália)
Trim seguia lealmente o seu tutor Matthew Flinders em suas viagens pela Austrália, nas quais ele documentava a flora do continente. Conta-se que o gato foi morto e comido por habitantes das ilhas Mauritius após Flinders ter sido preso por acusação de espionagem. A memória de Trim está imortalizada nesse monumento em Sydney.
Greyfriar's Bobby, em Edimburgo (Escócia)
Segundo história popular na Escócia, o cão Greyfriar’s Bobby manteve vigília sobre o túmulo do seu tutor por 14 anos. Foi tema de um filme em 1961.
Os patos de Boston (EUA)
O livro infantil Make Way for Ducklings (1941), de Robert McCloskey, é o livro infantil oficial de Massachusetts e está imortalizado por um pequeno monumento em Boston.
Puppy, em Toowoomba (Austrália)
O cão “Puppy” ficou conhecido por acompanhar a Banda de Toowoomba durante desfiles locais, por muitos anos. Após a sua morte, ele recebeu o pequeno monumento no parque da cidade.
Bebedouro de cavalos, em Malvern (Inglaterra)
O estranho monumento imita um bebedouro de cavalos e ao mesmo tempo se parece com uma lápide, e foi erguido em memória dos cavalos que morreram durante a Guerra dos Boeres, na África do Sul.
Cão sem teto em Tyumen (Rússia)
Este triste cão não é apenas um monumento. Ele também recebe dinheiro para ajudar cães abandonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.