sábado, 4 de fevereiro de 2012

Acordo tenta evitar maus-tratos a animais em rodeio de Vacaria, RS


Evento é fiscalizado por entidade de defesa de animais e Ministério Público.
Maior do gênero no Rio Grande do Sul, evento termina neste domingo.


No maior rodeio do Rio Grande do Sul, um acordo entre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e o Ministério Público (MP) tenta evitar maus-tratos a animais. O evento, que termina neste domingo (5), em Vacaria, na região nordeste do estado, reúne mais de 6 mil competidores nas provas campeiras e artísticas.
Evitar maus-tratos aos animais é o compromisso do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) que organiza o rodeio. Antes da prova de laço, os bois são molhados com mangueiras para se refrescarem. O piso do local é coberto com serragem, para o conforto dos bichos. Tudo é fiscalizado por uma entidade de defesa dos animais.“Esse rodeio de Vacaria é praticamente um exemplo de cuidados com os animais”, diz Elio Borges, membro da Sociedade Amigos dos Animais de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
As esporas dos competidores também não podem ser pontiagudas. As botas de cada um são revisadas antes deles entrarem na arena. O laçador Agnaldo Reis, de Uruguaiana, passou no teste. “O verdadeiro gaúcho sabe que o cavalo é o nosso companheiro, principalmente na prova de laço. Então, nós temos que tratar bem aquele que nos conduz pra esse esporte maravilhoso, que é o tiro de laço”, afirma Reis.
Rodeio Vacaria (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)Esporas de competidores são verificadas antes das provas (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
Além das competições, o rodeio também reserva outras atrações para os visitantes. Para comer, muito churrasco, como manda a tradição. No galpão, dança a noite toda. As atividades atraem vários turistas de fora do estado. “Nós somos apaixonados por isso aqui. Por isso, viemos todo o ano, desde 1970”, diz Gerônimo Muzetti, de Barretos, no interior de São Paulo.
O agricultor Neudir Florentino viajou quatro dias de Rondônia até Vacaria para trazer o filho de seis anos, que disputa a prova de vaca parada. “Com três anos, ele começou a treinar, brincar, com corda, e foi aprendendo. E hoje está laçando”, diz o pai, orgulhoso.
A maratona de provas campeiras e artísticas do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria começou no dia 28 de janeiro e se encerra neste domingo (5). Durante esse período, cerca de 300 mil pessoas devem circular pelo local, segundo os organizadores. Participam das disputas cerca de 600 CTGs de todo o Brasil.

Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.