sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SEDA prestigia dois anos do projeto Vira-Latas: adote esta ideia

Em comemoração aos dois anos do Projeto Vira-Latas: Adote Esta Ideia, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, diversas atividades estão previstas para o evento que acontece no sábado (5), a partir das 9h, na sede da escola (rua Gervásio Braga Pinheiro, 427 - Lomba do Pinheiro).

O encontro contará com a  presença da Unidade Móvel Bicho Amigo da SEDA e da equipe de Robótica e do Coral da Saint-Hilaire. A primeira-dama Regina Becker, voluntária da SEDA, será uma das palestrantes do evento, que também contará com a participação de professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Ponta Grossa que, através do Projeto Entrelaçamentos Culturais, trocou experiências sobre a temática de Guarda Responsável e Educação Humanitária. Como resultado, apresentará uma peça teatral com alunos do Maternal 2 e Jardim B chamada “Yoga dos Animais”.

O Entrelaçamentos Culturais, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), reúne num mesmo espaço docentes, alunos, artistas, intelectuais, escritores e produtores culturais para incentivar a arte em todas suas formas.
Para o encerramento está prevista a “Benção aos Animais”, ministrada por freis franciscanos da Paróquia Santa Clara da Lomba do Pinheiro.
Projeto Vira-Latas 
O projeto Vira-Latas: adote esta ideia iniciou há dez anos, de forma natural, por meio de pais, alunos, professores e funcionários que se mobilizavam para socorrer animais vítimas de abandono e maus tratos.
Através do Decreto 16.420, em 2009, a Prefeitura de Porto Alegre autorizou a permanência de animais domésticos em escolas, considerando-a como necessidade pedagógica. Assim, foi possível encaminhar várias ações além dos cuidados básicos de adoção dos bichinhos, além da construção de um canil.
Conforme a diretora do Saint Hilaire, Gabriela de Camillis, a partir de então, o comportamento dos alunos mudou de forma considerável. “Antes, alguns praticavam atos de violência com os bichinhos; agora, eles ajudam a cuidar. Se encontram algum animal na rua o socorrem, denunciam maus tratos e a escola tem tido papel fundamental”, explica.
Gabriela destaca que parte do sucesso vem do apoio da SEDA. “Damos palestras para educar e conscientizar a população em relação à saúde animal e a diversos procedimentos. Fizemos, em conjunto com a Seda, censo animal para doação de bichos abandonados. Agora, queremos que o projeto ultrapasse fronteiras. Muitas escolas já têm nos procurado”, comenta.
Com o auxílio de parcerias, são disponibilizados cuidados veterinários, medicamentos e procedimentos de esterilização. Cerca de 80 animais já foram doados graças ao projeto. Após a adoção, são realizadas visitas à casa da família para verificar as condições de acolhimento.

*Matéria divulgada no Boletim Informativo da SEDA em 04.11.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.