sábado, 12 de novembro de 2011

GATOS DE HEMINGWAY: OS GATOS COM DEDOS A MAIS


Gatos na Casa e Museu de Hemingway

Ernest Hemingway, prémio nobel da literatura, era um amante de gatos. O seu primeiro gato foi-lhe dado pelo capitão de uma embarcação em Key West, Florida, Estados Unidos da América. O gato era um Maine Coon com seis dedos. Pela dedicação que o escritor demonstrou para com gatos com dedos extra, estes acabaram por ficarem conhecidos popularmente como os Gatos de Hemingway.

Os gatos normalmente têm 18 dedos, cinco nas patas da frente e 4 nas de trás. Mas há gatos que apresentam seis ou mais dedos nas patas da frente e por vezes um dedo extra nas de trás. Esta característica é conhecida por polidactilia e é considerado um defeito na maioria das raças felinas. Segundo o Guinness Book, o gato com o maior número de dedos é Jake com um total de 28 dedos, sete em cada pata.

Registos dos primeiros gatos polidácteis datam do século XIX, altura em que eram associados a bruxaria e muitas vezes mortos. Acabaram por ser revitalizados pelos marinheiros que os consideravam sinal de boa sorte e os espalharam pelos 4 continentes.

Há uma grande concentração de gatos com dedos extra na zona Norte dos Estados Unidos da América, mas há registos destes animais na Ásia e Reino Unidos há alguns séculos. Nos Estados Unidos da América estes gatos estão a ser criados e vendidos como se de uma raça se tratassem, embora não seja oficialmente reconhecidos como tal.

A Polidactilia é causada por um gene anormal, qualquer gato que tenha na sua ascendência outro gato com dedos extra, pode também ser um Gato de Hemingway. Este problema congénito não tem contudo qualquer implicação na saúde dos gatos. Geralmente a maior preocupação está na manutenção das unhas. Por não poderem ser desgastadas pelo gato, as unhas podem crescer demasiado e devido à curvatura, enterrarem-se na pele. Os gatos polidáctilos podem também ter maior dificuldade em aprender a andar, mas em adultos não têm qualquer problema de locomoção.

A hipoplasia radial felina é bastante semelhante ao crescimento de dedos extra, mas em vez de gerar mais dedos, pode dar origem a ligamentos conjuntos para os dedos. As patas parecem mais largas e o caso parece menos preocupante do que a polidactilia, mas na verdade é mais grave. O cruzamento destes gatos pode dar origem a crias com graves anormalias na formação das patas e dedos que causam problemas de locomoção.

Durante algum tempo, pensou-se que a hipoplasia radial felina e a polidactilia eram a mesma coisa e os gatos com dedos extra foram retirados dos programas de criação. Contudo, hoje sabe-se que são problemas distintos.

Os gatos polidácteis acabam por ter polegares oponíveis, que é uma característica dos humanos, alguns primatas, outros mamíferos e casos raros em répteis e anfíbios. O desenvolvimento do polegar oponível é um dos passos importantes na evolução do Homem, porque propiciou a utilização mais complexa de ferramentas. Por essa razão, alguns gatos com polegares oponíveis conseguem abrir latas e executar outras tarefas que gatos com cinco dedos não conseguem.

Os Gatos de Hemingway vivem na antiga casa do autor, como se de um refúgio se tratasse. Aí são acolhidos e vivem num regime de semi-liberdade. Pode conhecer os gatos de Hemingway em http://www.hemingwayhome.com/HTML/our_cats.htm

Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.