segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PULGAS

O QUE FAZER PARA SE LIVRAR DELAS?

Tudo parecia bem até que durante um cafuné no seu melhor amigo, você nota um bichinho minúsculo andando por entre os pêlos... Sim! O seu animal está infestado por pulgas!

Muitas pessoas atribuem a presença das pulgas à falta de higiene do animal ou da casa onde ele vive, mas isso não é totalmente verdade. É claro que elas preferem se instalar em locais sujos, mas basta o contato do seu animal com outros animais infestados, que seu cão ou gato pode levar essa peste saltitante para casa. E este contato nem precisa ser tão próximo, pois, pasme, as pulgas são capazes de saltar até 30cm!

A pulga é um inseto pequeno e marrom que depende dos hospedeiros para se alimentar e se proteger. Quando adulta, a fêmea após sugar o sangue do cão ou do gato procura frestas de assoalhos e outras frestas da casa para colocar seus ovos, ou coloca os ovos entre os pêlos dos animais. Os ovos da pulga por não haver meios de se fixarem nos pêlos, caem no ambiente. Em poucos dias estes ovos eclodem saindo pequenas larvas brancas que buscam lugares úmidos e escuros para transformar-se primeiro em ninfa e depois em pulga adulta. Só então saem para procurar um hospedeiro.

Este ciclo se completa em até 4 semanas e a pulga pode viver no animal por mais 100 dias. Após 4 dias sugando sangue, uma fêmea pode produzir até 20 ovos por dia durante 21 dias, ou seja, em menos de um mês uma única fêmea adulta pode dar origem a 400 novas pulgas!!!

A infestação por essas pequenas pragas causa muitos incômodos para o animal tais como: prurido intenso, alergias, além de transmitir doenças. Cães e gatos ao se lamberem podem ingerir uma pulga, e com ela, a forma infectante do Dipylidium Caninum, um parasita intestinal que causa emagrecimento, diarréia, perda de pêlos, além de ser uma zoonose, ou seja, pode infectar seres humanos também.

Os gatos podem contrair, através da picada da pulga, uma doença chamada Hemobartonelose, cujo agente se chama Hemobartonella felis. Essa doença causa fraqueza, depressão, perda de peso, e uma anemia que pode se tornar crônica e até levar o animal a óbito.

Alguns animais desenvolvem uma doença alérgica chamada pelos veterinários de DAAP (dermatite alérgica à picada de pulgas) é um tipo de hipersensibilidade individual e basta a picada de uma única pulga para gerar um prurido intenso, feridas e infecções de pele secundárias.

O método de eliminação destes parasitas vai depender do grau de infestação e do ambiente em que o animal vive. Pois considera-se que apenas 5% das pulgas existentes ficam no animal, os 95% restantes estão no ambiente. Existem muitos produtos anti-pulgas para cães e gatos no mercado como shampoos, sabonetes, talcos, coleiras, mas os de maior eficácia para os animais são as pipetas ou sprays próprios para eliminação das pulgas.

Lembre-se que tratar apenas o animal não é suficiente. O cuidado com o ambiente é importantíssimo e são necessárias dedetizações periódicas com produtos específicos nos locais em que o animal passa a maior parte do tempo, sempre com muito cuidado e seguindo as recomendações e avisos do fabricante, pois estes produtos podem intoxicar o animal. Como não temos mais estações do ano bem definidas, estes cuidados devem ser mantidos durante o ano todo.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/variedades/post/pulgas.aspx

3 comentários:

  1. Pulgas conseguimos eliminar desde 2003/04 usando frontline, e isolando os gatos e cachorros de outros da rua.
    A única pulga aqui é a minha esposa COLORADA...e aí...pulga deste tamanho só mesmo uns 500 frontlines...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tentei tb eliminar as pulgas gremistas, mas não consegui. Elas são duras de matar, rsrss

    ResponderExcluir
  3. AH???Pulgas Gremistas????
    Gremista são CARRAPATOS de colorados!!!rsrsrs
    Adoramos pegar nos pés de vocês!!!rsrsrs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.