terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que seu cão não pode comer NUNCA !

Certos alimentos não fazem bem aos cães e devem ser evitados a todo custo, alguns podem fazer tão mal, a ponto de arriscar a vida de seu animal. Confira alguns alimentos e os efeitos que eles podem provocar nos cães:

* Bebidas Alcoólicas: podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal. Sinais e efeitos colaterais: Descoordenação, Excitação, Depressão, Urinar excessivamente, Respiração lenta, Ataque cardíaco e morte.
* Abacate: Folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastrointestinal.
* Café (todas as formas): Café contem componentes perigosos que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário, além de ser um estimulante cardíaco.
* Cascas de batatas: Batatas e tomates contem uma substância chamada solanina e outro alcalóides. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outros sintomas.
* Cebola: Cebolas contêm tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia. Felizmente todos os cachorros se recuperam quando não ingerem mais cebola.
* Chocolate (todas as formas): Chocolate contem teobromina, um composto diurético e estimulante do coração. Sinais: Excitação inicial, beber e urinar excessivamente, vómito e diarreia. Chocolate pode causar ritmo cardíaco acelerado, podendo levar a convulsões ou mesmo morte.
* Comidas estragadas ou mofadas: Muitos tipos de mofo contem uma toxina chamada aflatoxina. Pode causar vómito/diarreia, tremores musculares, descoordenação, febre, salivação excessiva e danos ao fígado.
* Comidas gordurosas: O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como bacon.

Estes são os principais, mas a lista não termina por aqui. Há animais, tal como as pessoas, que pontualmente podem ser alérgicos a outros alimentos, ou a alguns dos seus componentes. Há que estar alerta!


Dica importante: No caso de intoxicação sempre leve seu bichinho ao veterinário mais próximo. Não deixe medicamentos ao alcance de animais.


Fonte: www.sidneyrezende.com.br

3 comentários:

  1. Com certeza aqui em casa tentamos ter cuidados.
    Por sinal..chocolate nem pensar...só eu, um legítimo viciado...rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Complementando a lista de proibidos, nem pensar em dar ossos de galinha, outros tipos de ossos com pontas e principalmente comidas muito salgadas e temperadas.

    ResponderExcluir
  3. a minha cadela já se engasgou 2 vezes com o osso de galinha ela é uma pincher 1 !!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.