quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Como alimentar filhotes de gato que ficaram sem a mãe?

Primeiro : Você deve mantê-lo aquecido. Pegue uma garrafa pet, coloque água quente, feche bem, enrole numa toalha velha e coloque na caixinha onde o filhote está. Troque a água sempre que esfriar.

Segundo: NÃO pode dar leite de vaca puro. Use leite em pó próprio para gatinhos (vendido em pet) ou faça uma receita caseira.

RECEITA CASEIRA:
Um copo de leite integral de caixinha (tem que ser o de caixinha), 1 copo de água fervida, 1 gema de ovo cozida e 2 colheres de sopa de farinha láctea. Bata bem no liquidificador e guarde em geladeira por até 3 dias. Quando for dar, basta amornar e dar com a ajuda de uma seringa sem agulha.
Para gatinhos dessa idade, você deve alimentá-lo pelo menos 5 vezes ao dia.

Terceiro: A higiênie do gatinho é muito importante. Gatinhos bebês só fazem xixi e coco quando estimulados pela mamãe gata. Então depois de dar o leite para ele, pegue uma gaze, umedeça em água quente e esfregue (teste a temperatura antes) na área genital e anal do gatinho várias vezes. Ele irá fazer xixi ou coco (ou os dois) e você terá que limpar bem com o paninho úmido e depois secar com um paninho seco. É isso. Se fizer tudo direitinho, seu gato vai crescer forte e saudável.

Quando ele tiver 30 ou 40 dias, além da mamadeirinha, você pode começar a dar ração de filhotes amolecida com água quente. No início ele só irá lamber, mas depois começa a comer a ração. Com 60 dias eles já estará se alimentando de ração seca.

Este gatinho da foto é o Fred, foi resgatado bem pequeno e tratado com esta receita caseira, que foi indicada por uma veterinária de Canoas. Agora já está comendo a raçãozinha úmida e um pouco da seca.
Ele está lindão!

2 comentários:

  1. Em 2001 pegamos 5 gatinhos que foram colocados para morrer dentro de uma árvore que tinham no máximo 15 dias.
    Demos apenas leite de vaca! Na seringuinha!
    Hoje estão com 9 anos, quase 10!
    Sorte? Não sei. Mas logo adiante paramos de dar leite, e nunca mais quiseram.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que legal, mas nem todos os gatinhos aceitam o leite de vaca, por isso, resolvi postar essa matéria, pois muitas protetoras ficam sem saber o que fazer quando isso acontece, pois o leite de vaca acaba criando vermes. Já aconteceu com um gatinho meu.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.