sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diarréia em Gatos


A  diarréia nos gatos não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que algo está errado com  a saúde do seu gato.
Existem muitas causas de diarréia em gatos. Se a diarréia persistir você deve procurar o conselho de seu veterinário

Este pode ser um problema menor ou pode significar uma doença mais grave.
Tal como os seres humanos, muitos gatos  podem sofrer de um ataque agudo de diarréia. O significado de "aguda" é que ela aparece de repente, mas não vai durar mais que alguns dias ou talvez até uma semana ou assim. Se o seu gato  está bem e está comendo, brincando e, não tem outros sintomas que não seja um movimento do intestino solto de vez em quando, então provavelmente não há motivo para alarme imediato. A causa pode muito bem ser uma mudança na dieta, ou um aumento em produtos lácteos, como leite. Aos gatos nunca deve ser dado leite de vaca para beber,  porque a maioria dos felinos têm uma intolerância à lactose.
Outras causas para a dirréia no gato podem incluir alergias alimentares, lombrigas e infestação de parasitas ou infecções virais ou bacterianas.

Se o problema é diarréia crónica, ("crônica" - que persiste por um longo período de tempo) ou se o seu gato  tem sinais de outros sintomas, tais como os seguintes, deverá agendar uma visita ao seu veterinário:

Febre, dores, vômitos, sangue na diarréia, letargia ou depressão, perda de peso, desidratação, perda de apetite, diarréia com mau cheiro, esforço ao fazer o movimento intestinal ou qualquer outro sinal de doença


O que posso fazer em casa para diarréia em filhotes ou gatos antes de chamar o veterinário?
Reter o alimento (mas não a água) por 24 horas (12 horas para os gatinhos) para dar ao sistema digestivo do gato um descanso. Em seguida, alimentá-lo com uma dieta branda de 50% arroz cozido e frango 50% ou arroz cozido 50/50 e hambúrguer durante os próximos dois a três dias. Não alimente o gato com quaisquer produtos lácteos. Se a diarréia não parar então procure o conselho de seu veterinário.

Cuidado com a desidratação

Incentive o seu gato a beber muita água.
Uma grande quantidade de água é perdida do sistema do gato ao passar freqüentes movimentos intestinais (diarréia) levando a que  o seu gato tenha sintomas de desidratação. Gengivas pegajosas ou secas podem indicar desidratação. As gengivas do seu gato devem estar escorregadias e não pegajosas. Verifique o nível de hidratação do seu gato beliscando delicadamente a pele em vários pontos. Quando beliscada, deve voltar rapidamente à sua posição natural. Se a pele volta lentamente, então é sinal de desidratação.

Infecções bacterianas como a Samonela podem causar diarréia em gatos.
Pode haver necessidade de prescrição de antibióticos pelo seu veterinário e em casos mais graves o gato também pode necessitar fluidos intravenosos e cuidados de suporte.

Infecções virais que causam diarréia em gatos.
Os gatos são suscetíveis a uma série de infecções virais. Todos eles incluem diarréia como um dos sintomas. O Seu veterinário pode testar e vacinar o gato contra as seguintes infecções virais.

Panleucopenia (cinomose felina)
Vírus da leucemia felina (FeLV)
Vírus da imunodeficiência felina (FIV)
Vírus corona felina (FCoV)
Peritonite infecciosa felina (FIP)

VERMES QUE CAUSAM DIARRÉIA EM GATOS:
LOMBRIGAS
Os sintomas incluem diarréia, perda de peso, crescimento deficiente.
ANCILÓSTOMO
Os sintomas incluem diarréia, vômito, fraqueza, gengivas pálidas, desidratação, anemia, abdómen inchado e fezes escuras.

PARASITAS QUE CAUSAM DIARRÉIA EM GATOS:
 A COCCIDIOSE
A diarréia é o principal sinal de coccidiose. Sangue e mucosas na diarréia também são sintomas comuns.

Os parasitas Coccídico são muito comumente encontrados no trato intestinal de gatos, no entanto, o sistema imunológico de um gato adulto saudável é geralmente capaz de mantê-los sob controle. Os gatinhos, por outro lado não têm um sistema imunológico totalmente desenvolvido e podem sofrer os efeitos do parasita. O stress aumenta os efeitos e sintomas. O stress pode ser causado por fatores simples, como por exemplo - o gatinho vai para uma casa nova ou ter um novo animal introduzido no ambiente do gatinho.

O seu veterinário irá provavelmente prescrever antibióticos Sulfa. Isso não vai matar o parasita, mas vai mantê-lo sob controle até que o seu gatinho desenvolva um bom nível de imunidade.

A GIÁRDIA
Os sintomas incluem diarréia com muco e com uma aparência pálida gorduroso. A diarréia pode ser esverdeada ou amarelada. Também pode haver sangue na diarréia.  Outros sintomas são perda de peso, dor abdominal e vomito.

A CRIPTOSPORIDIOSE
Criptosporidiose é um parasita de um  única célula. Ela pode causar diarréia em gatos mais jovens e naqueles que são imunodeficientes.

Outras doenças ou condições que podem causar diarréia em gatos.
Mudança da alimentação
Bloqueio, como bolas de pêlo ou objeto estranho
Intolerâncias alimentares ou sensibilidade
As toxinas
Cancro
Insuficiência pancreática exócrina
Doença inflamatória idiopática intestinal
Obstrução intestinal
Síndrome do intestino irritável
Doença renal
Doença hepática
Diabetes mellitus
Hipertireoidismo
Pancreatite
Infecções fúngicas
Doença do intestino

Fonte: http://www.zimbio.com/ e outras




2 comentários:

  1. GENTE POR AMOR DE DEUS, PEGUEI UMA GATINHA ADULTA DOADA DE UM GATIL A UM ANO LEVO EM TODOS OS VETERINIRIOS MAS NINGUEM ENCONTRA A CURA DA DIARREIA CRONICA ...JA GASTEI BASTANTE SEM NENHUMA MELHORA . ME AJUDEM POR FAVOR
    CARLINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho um veterinário não acertar uma coisa dessas. Um exame simples de sangue e as tuas explicações sobre a diarréia da gata já teriam um diagnóstico. Existem várias doenças que causam a diarreia. A primeira coisa que faço é dar vermifugo. Se não resolver de um dia para o outro levo ao veterinário para examinar e fazer exames. Esses veterinários não devem entender de gatos. Procura outro com urgência. Ela deve já estar.desidratada.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.