sexta-feira, 15 de junho de 2012

ALIMENTAÇÃO DOS GATOS


A forma como você alimenta a seu gato tem um enorme impacto sobre o estado das fezes. 
Os gatos são carnívoros e têm certas necessidades dietéticas..
No ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, órgãos internos, ossos e ervas que a presa tenha ingerido, conseguindo assim um perfeito equilíbrio nutricional.
A alimentação correta do seu gato, desde filhote, irá influenciar a saúde dele para toda a vida

Os gatos que tem livre acesso a comida podem comer de 10 a 20 pequenas refeições diariamente.
Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, é comum que alguns não aceitem alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia.

Os gatos necessitam de boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja). Precisam também de hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os gatos domésticos precisam de água fresca sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.

Os gatos diferem muito quanto a quantidade de alimento que necessitam, que varia conforme o tamanho, a raça, o estado e as características de cada animal. A maioria dos gatos está bem adaptada para controlar o alimento que ingerem em relação ás suas necessidades. Como , normalmente, os alimentos industrializados tem uma alta aceitação, poderá ocorrer do gato comer em excesso. Por esta razão, é sempre recomendável observar as indicações nas embalagens dos pacotes de ração.

RAÇÃO
A quantidade de ração a ser dada varia com o peso e a idade do animal.
Muitas das marcas mais baratas de comida de gato são texturados com legumes e carboidratos que passam em linha reta através do seu gato. 
O filhote, a partir de 45 dias de vida,  necessita de complementação de cálcio e vitaminas no primeiro ano, época de crescimento muito acelerado. A falta de cálcio nessa fase causará o raquitismo. Animais que se alimentam exclusivamente de ração balanceada podem ter as necessidades de cálcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da ração.
Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água. E evitam-se assim os problemas da ração em lata, que, apesar da vantagem do sabor e umidade contribui para a formação de tártaro e mau hálito


LEITE
A maioria dos gatos aprecia uma tigela de leite, mas alguns têm dificuldade de digeri-lo, o que poderá causar diarréia. Nestes casos, você deve reduzir a quantidade ou eliminar o leite. 

OSSOS
Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de vaca. Nunca dê ossos de galinha ou de porco ao seu gato (pois soltam lascas).

CARNE VERMELHA OU BRANCA
A carne não faz mal, e somente cozida, mas não deve substituir a ração

FÍGADO
O fígado é muito nutritivo, mas deve ser dado apenas ocasionalmente. 
PEIXE CRU

Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina.


GATOS OBESOS

Os gatos castrados podem muitas vezes tornar-se obesos. Para evitar isso, é aconselhável reduzir a quantidade de comida e alimentá-los de forma mais equilibrada.
Você pode dar ao seu gato metade da quantidade habitual de ração e observar se isto reduzirá o peso do animal de modo satisfatório. Em caso contrário, o regime alimentar deverá ser feito sob a supervisão de um veterinário.
Se normalmente você dá ao seu gato algum tipo de guloseima durante as refeições, suprima este hábito. Ele pode ser responsável pelo excesso de peso. Se o seu gato, além de gordo, parecer em más condições, leve-o sem demora ao veterinário, pois ele poderá estar precisando de tratamento.

FILHOTES

Quando em fase de crescimento, os gatinhos têm necessidades maiores de alimentação: proteínas para criar músculos, mais cálcio e fósforo para o desenvolvimento dos ossos e uma enorme quantidade de outros sais minerais e vitaminas. Pode ser dado alimento em grande quantidade, bem como leite.
Mesmo quando é dado leite aos filhotes, é importante que eles tenham sempre água fresca disponível.
Em geral os filhotes são suficientemente ativos e bem constituídos para iniciar a ingestão de alimentos suplementares com quatro semanas Nesta fase, a mãe terá menos leite para dar Os filhotes nesta idade poderão comer ração adicionado ao leite.
Os filhotes desmamados de 7 ou 8 semanas devem ser alimentados ao menos três vezes ao dia.
Lembre-se que os filhotes crescem muito rapidamente e que o seu apetite e necessidade de alimentação aumentam também. É difícil super alimentar um filhote em crescimento se as refeições forem fornecidas conforme o indicado.
Alimente os filhotes sempre que achar conveniente e nunca menos que três vezes ao dia até eles completarem 6 meses. Caso haja sobra de alimento no comedouro, o mesmo deverá ser retirado em no máximo 15 minutos.


GATAS GESTANTES
A gata necessitará de mais alimento quando tiver filhotes. Por esta razão, deve ser fornecida uma quantidade maior de alimento para o crescimento antes e após o nascimento dos filhotes, para assegurar a produção do leite.
Desde o inicio da gestação, a gata prenhe necessitará de mais alimento, cuja quantidade deverá ser aumentada gradativamente. Durante as últimas 2 ou 3 semanas do período de 9 semanas de gestação, ela estará comendo aproximadamente o dobro da quantidade normal.
Uma gata em período de lactação poderá necessitar até três vezes mais a quantidade normal de alimento quando os filhotes atingirem 3 ou 4 semanas e precisará ser alimentada com mais freqüência, variando a dieta para assegurar a nutrição adequada. É aconselhável dar á gata tanto leite quanto ela queira beber, desde que possa ser digerido convenientemente.

GATOS MADUROS

Se o seu gatinho tem mais de 9 ou 10 anos, ele precisa de cuidados especiais. É importante ter uma ração adequada para cada fase da vida dele, tanto na "juventude" quanto na "velhice".
A tabela abaixo dá uma idéia da quantidade de ração recomendada de acordo com o peso do seu gato: Essa tabela foi retirada do site da Guabi, que é uma fabricante de ração do Brasil.



Suplementos vitamínicos e minerais
Se o seu gato come ração regularmente, não precisa de suplementos.





Os gatos não podem comer chocolate, porque contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio. Além disso contém teobromina, um alcalóide tóxico para felinos.

Evite o uso de comedouros e bebedouros plásticos. Alguns gatos apresentam uma reacção alérgica ao plástico, chamada Acne Felina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.