sábado, 4 de junho de 2011

COMPPAD - Notícias da semana - Porto Alegre/RS



        CARROÇAS

Veículos de Transporte Animal e Humano começam a ser cadastrados

O ato de assinatura da ordem de início de cadastramento dos Veículos de Transporte Animal (VTAs) e Veículos de Transporte Humano (VTHs) ocorreu nessa quinta-feira, 2, no Salão Nobre do Paço Municipal. O processo terá início nas Ilhas do Pavão, Grande dos Marinheiros, Flores, Pintada e Mauá, e será estendido a toda cidade. A iniciativa possibilitará que seja quantificado e conhecido o perfil dos carroceiros, carrinheiros e familiares para desenvolvimento de programas sociais. 

Na solenidade, o prefeito José Fortunati ressaltou que o Programa de Redução Gradativa do Número de VTAs e VTHs, conforme prevê lei do vereador Sebastião Melo, passa por um olhar amplo do poder público à questão dos carroceiros e carrinheiros, sem desconsiderar a situação dos animais. Nesse sentido, destacou a proposta de criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), com o objetivo de estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal.

Leia mais

Blitz fiscaliza carroças e sanidade animal

Uma blitz para averiguar a situação de Veículos de Tração Animal (VTAs) e a sanidade dos equinos foi realizada no fim da tarde dessa quarta-feira (1º), no Km 97 da BR-290, no Posto 2 da Polícia Rodoviária Federal.  Foram fiscalizadas nove carroças, resultando na apreensão de um cavalo considerado pelos veterinários em situação de maus-tratos. A ação, promovida conjuntamente pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Secretaria Municipal da Saúde (SMS), EPTC e Comppad, terá continuidade em locais e datas a serem definidos.
        COMITÊ

Grupo definirá estratégias voltadas ao bem-estar animal

A criação de um comitê para tratar de questões de saúde e políticas públicas voltadas ao animais foi discutida em reunião agendada pela primeira-dama do Estado, Sandra Genro, no dia 31, no Palacinho. No encontro, a primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, ressaltou a necessidade de colocar em prática ações voltadas ao controle reprodutivo, posse responsável e medidas punitivas para crimes contra os animais. De acordo com Regina, o objetivo é definir estratégias para mudar o quadro de maus-tratos e a situação de abandono de animais no Rio Grande do Sul. 
 
Também estiveram presentes na reunião a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, a advogada Luana Michels e o major Rodrigo, do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
        EVENTOS

Primeira-dama fala sobre criação da Seda para mulheres do PPS

A proposta de criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) foi apresentada no II Encontro Estadual de Mulheres do PPS, realizado no último dia 28, no Pão dos Pobres, na Capital. A importância de políticas públicas voltadas à defesa animal foi destacada pela primeira-dama Regina Becker, que citou ações desenvolvidas pela Prefeitura, através da Comppad, com vistas ao controle reprodutivo de cães e gatos e educação ambiental. 

A coordenadora estadual de Mulheres do PPS, Iara Wortmann, lembrou que o partido já manifestou apoio oficial à criação da Pasta. Ela sugeriu às militantes que levem a seus municípios os exemplos de iniciativas sobre bem-estar animal desenvolvidas em Porto Alegre.

Projeto Bicho Amigo integra atividades do Mutirão da Solidariedade e Serviços


Representantes da Comppad distribuíram material informativo sobre posse responsável e saúde ambiental durante o Mutirão da Solidariedade e Serviços, no último dia 28, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Lídia Mosquetti, bairro Rubem Berta. O prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker prestigiaram o evento, realizado pela Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, Rotary Club Passo D’Areia e Sarandi, e entidades comunitárias. Para reforçar as ações de conscientização sobre bem-estar animal, a unidade móvel II do Projeto Bicho Amigo estava disponível à visitação. Diversos serviços foram disponibilizados à comunidade da região, abrangendo a Vila Amazônica, Morada do Sol, Vitória da Conquista, BSA Dique e demais vilas do entorno. 

Leia mais

Comppad distribui material informativo na 24ª Festa na Rua

O prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker estiveram presentes no evento, que integra o calendário oficial de Porto Alegre desde 2004
No último domingo, 29, centenas de pessoas participaram da 24ª Festa na Rua, no bairro Bom Fim, promovida pela comunidade judaica em homenagem aos 63 anos de independência do Estado de Israel. Estacionada na rua João Telles, fechada para a realização do evento, a unidade móvel II do projeto Bicho Amigo chamou a atenção do público, que recebeu informações sobre o projeto. Implementada pela Comppad, a iniciativa prevê ações referentes à educação em saúde ambiental e guarda responsável. A tradicional festa ofereceu atrações de dança e música, além de diversas bancas com produtos de artesanato e gastronomia. 

Leia mais
        ÍNDIOS

Comppad visita tribo indígena no Lami

Representantes da Comppad visitaram a tribo indígena Guarani, situada na estrada do Varejão, bairro Lami, nessa quarta-feira, 25, em conjunto com o grupo de voluntários A Corrente do Bem, que presta assistência social à comunidade. Durante a visita, foram dadas orientações sobre bem-estar animal e realizado censo dos animais da tribo para inclusão em ações da Comppad. Os índios dependem de doações e do trabalho artesanal. 
        TV-AL

Criação da Seda é pauta do programa Assembleia Entrevista

A criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), por meio de projeto de lei do Executivo que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre, é pauta do programa Assembleia Entrevista. A exibição ocorre neste sábado (4), a 1h, e na segunda-feira (6), às 12h30, pela TV-AL (Canal 16 da NET).


A abordagem do tema, no quadro apresentado pelo jornalista José Antônio Conte, foi feita pela primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker.

Editado pela Assessoria de Imprensa da Comppad/GPD
Para entrar em contato com a COMPPAD ou cancelar a inscrição
desta newsletter: comppad@gp.prefpoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.