terça-feira, 10 de abril de 2012

Macacos ganham aplicativo para se comunicar com seres humanos





















Pesquisadores americanos do santuário Bonobo Hope Great Ape Trust, em Iowa, Estados Unidos, passaram os últimos sete anos desenvolvendo um sistema de linguagem para que macacos bonobospossam aprender a se comunicar com os seres humanos. Para usar o sistema, os animais só precisam tocar a tela touchscreen (sensível ao toque) que contém um conjunto de símbolos, chamados de lexigramas.

Ken Schwaller, programador chefe e presidente do conselho da instituição, desenvolveu o “Bonobo Chat”, umaplicativo que possui um sistema de lexigrama instalado em teclados portáteis, que podem ser transportados pelos primatas.
Bonobo Chat também funciona como um tradutor, possibilitando a comunicação entre esses animais e os humanos. Os usuários podem falar em inglês e o dispositivo do aplicativo traduz a frase falada no formato de lexigramas, para os bonobos entenderem. Os macacos também podem selecionar os lexigramas em suastelas portáteis e converter a frase para o inglês falado.
Ken Schwaller acredita que em breve, o Bonobo chat poderá ser usado para controlar o ambiente por meio de comandos simples, para que os animais possam abrir portas e assistir a filmes.
O cientista ainda procura financiamento para desenvolver ainda mais o aplicativo e colocou seu projeto no site Kickstarter (plataforma de financiamento coletivo) para conseguir alcançar o investimento necessário. Até o momento, o projeto já arrecadou US$ 2.834 (equivalente a R$ 5.188).
(Por: Marina Knöbl)
Fotos: Reprodução/Bonobo Hope Great Ape Trust Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.