quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fim das carroças: prontos para a mudança‏ - Porto Alegre/RS

Oficinas e cursos preparam moradores das ilhas do Guaíba para a grande virada. Redução gradual dos veículos de tração animal começa em 2013



A carroceira Sueli Soares, 48 anos, da Ilha Grande dos Marinheiros, não sabe ler, nem escrever. Perdeu a visão total do olho esquerdo, mas provou que enxerga longe. Em dezembro, foi diplomada duas vezes em oficinas e cursos de artesanato e de culinária oferecidos pela prefeitura da Capital.



Nas aulas descobriu que, em breve, poderá ganhar mais dinheiro criando objetos de decoração e vendendo ecofio (tipo de fio de náilon feito de sacos plásticos) do que catando material para reciclagem.



– Gostei de participar e de aprender coisas que não sabia fazer – disse Sueli, ao lado da filha Suelen, 12 anos.



- Proibição total em 2016



Nos próximos anos, a vida de sete mil carroceiros, como Sueli, e carrinheiros (puxadores de carrinho) de Porto Alegre deverá mudar. A redução gradual da presença de veículos de tração animal e humana nas ruas da cidade começa em 2013 e terminará em 2016.



Sueli integra um grupo de 300 mulheres que se capacitaram em 2010. O companheiro dela, Antônio Adroaldo Machado, 54 anos, também se prepara para entrar numa nova era.



– Hoje, saio dia sim e dia não, e volto com a carroça cheia. Mas, para ganhar R$ 2, tenho de vender 20 bombonas de água de 5 litros –explica.



- Formação para novos mercados



Este ano, a prefeitura deverá oferecer cursos nas áreas da construção civil e turismo. Homens e mulheres que vivem da coleta diária de material para reciclagem terão a oportunidade de aprender novas profissões.



Em vez de guiar carroças repletas de plástico, vidro e papel, eles vão virar pedreiros, marceneiros, porteiros e camareiras em busca de novos mercados.



- Outros cursos em breve



A conclusão de uma unidade de reciclagem na Vila Farrapos abrirá, em março, cerca de 200 vagas para carroceiros. Outras 17 unidades existentes na Capital serão reestruturadas, para receber os trabalhadores. Além disso, o secretário adjunto de coordenação política e governança local, Luciano Marcantônio, promete implementar os cursos que não saíram do papel. Um fundo para financiar as atividades prevê investimentos de R$ 500 mil. O edital para escolher a empresa que fará o cadastramento das carroceiros será lançado em breve.



- Cooperativa aproveitará mão de obra



Líder comunitária da Ilha dos Marinheiros, Rosemari Menna Barreto, 64 anos, está entusiasmada com o projeto. Apesar da demora na oferta dos cursos, ela sonha com a possibilidade de criar uma cooperativa para absorver a mão de obra formada nas oficinas e cursos. Além de técnicas artesanais, as mulheres aprenderam a fazer bolos e salgados.



– Dá pra ganhar bem mais com artesanato e não ser mais explorado como eles são – garante Rosemari.



Jornalista e técnica contábil, Maria Letícia Azambuja, 63 anos, mora há sete anos na ilha. Há cinco anos, tornou-se carroceira. Ela mostrou arranjos feitos a partir do aprendizado nas aulas e falou sobre as possibilidades do ecofio.



– A linha pode ser usada como costura e até em crochê – ensina.



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=130939



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=136843



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=95542



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=136802



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=135957



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=131188



http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=137194







Outras noticias:



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSG_cJ3lP0vjlG7cujn1IGp4-dt2hiodLjL3iGKIEq14T8TqRLOfEld3mz3LPPZkn5L3dwCW8iU6yK4jIWQYAGu32Dk8kDLV5_urQMUB248KTdo6jZUgcrDfoerkPutREiV8IcZ8Db5COM/s1600/folderAdoteumCavalo+001.jpg

http://solidariedadeanimal.blogspot.com/2010/06/retirada-das-carrocas-das-ruas-sera.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.