quinta-feira, 7 de outubro de 2010

União Européia restringe o uso de animais em pesquisas

Será vetado o uso de grandes primatas, como chipanzés e gorilas, em testes científicos. No entanto, outros primatas (como as diversas espécies de macacos) ainda podem ser usados.

Todos os membros da União Europeia têm agora dois anos para transformar as diretrizes em lei.

Pelas novas determinações, os laboratórios terão de solicitar aprovação do governo antes de utilizar qualquer tipo de animal em testes.

Os diferentes níveis de dor, variando de leve a severa, também foram especificados nas diretrizes, na tentativa de impedir o sofrimento excessivo nos animais.

Cerca de 12 milhões de animais são usados todos os anos em laboratórios europeus.

As novas diretrizes, que vão substituir leis de 1986, também obrigam os governos a realizar inspeções regulares em laboratórios que usam animais, sendo que algumas dessas visitas tem de ser surpresas.

Diversos grupos de defesa aos animais afirmaram que as novas regras ainda não são o suficiente. O BUAV (British Union for the Aboliton of Vivisection) disse os parlamentares perderam uma grande oportunidade.

As propostas rejeitadas incluíam restrições no uso de todos os primatas e um veto total a experimentos que envolvam sofrimento severo e prolongado.

Mas o grupo afirmou que estava satisfeito com a regra que exige o uso alternativas não-animais sempre que for cientificamente possível.

Para o grupo Humane Society International, as novas regras ainda não impedem o sofrimento agudo pelo qual passam alguns animais em determinados testes.

Mas o grupo fez um apelo para que outros países, incluindo os Estados Unidos, siga a Europa para melhorar esse tipo de legislação em todo o mundo.

Fonte: http://tribunaanimal.org/index.php?/Noticias/ANIMAIS-MUNDO/União-Européia-restringe-o-uso-de-animais-em-pesquisas.html
Fonte: http://minhafarmacia.wordpress.com/2010/10/02/uniao-europeia-restringe-o-uso-de-animais-em-pesquisas/

Nota Tribuna Animal: Por favor reparem no numero "12 milhões de animais utilizados anualmente". Niveis de dor que variam de leve a severa? Francamento isso é insano, mas mesmo assim não deixa de ser um pequeno avanço na direção da abolição total da experimentação animal.

Um comentário:

  1. É...os bichinhos não tem sentimento..não sentem dor, não valem nada...tá...
    Pobres Homens que se consideram superiores...nós não temos coração pelo jeito.
    Fico imaginando para onde vai a dor espiritual dos bichinhos usados, sacrificados...
    O Homem em sua grande maioria não presta mesmo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.