quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Termina prazo para retirada de urubus de exposição na Bienal

O prazo para retirada dos três urubus que estão em uma instalação na Bienal de São Paulo venceu nesta quarta (06). Sexta-feira passada, o Ibama de São Paulo notificou os responsáveis pela mostra e deu prazo de cinco dias para que as aves sejam devolvidas ao Parque dos Falcões, em Sergipe. Mas até o fechamento da exposição, às 19h de hoje, os animais continuavam na instalação do artista plástico Nuno Ramos, que está fora do País. "Não sei quando será a retirada dos animais", disse ele.

Em nota, os organizadores da Bienal informaram que a notificação seria analisada para que se encontrasse uma solução que atendesse às demandas ambientais e, dentro da lei, conciliasse com a liberdade de expressão do artista, para preservar a integridade da exposição. De acordo com o Ibama de Sergipe, não há chances de que seja concedida nova permissão para que os animais permaneçam na exposição porque, segundo laudo emitido pela unidade de São Paulo, as instalações são inadequadas.

O Ibama de São Paulo não respondeu o que será feito caso a notificação não fosse atendida No entanto, segundo Gláucia Bispo, coordenadora de Núcleo de Fauna de Sergipe, haveria análise das causas pelas quais os animais foram mantidos. "O Departamento Jurídico da instituição está acompanhando e tomará as providências cabíveis." Para o advogado especialista em direito ambiental Hamilton Magalhães, o Ibama não precisa de autorização para entrar no prédio e tirar as aves. "O flagrante de maus tratos permite ao órgão fiscalizador entrar no local onde há confirmação de dano." (Viviane Biondo - AE)

Fontes: http://tribunaanimal.org/index.php?/Noticias/BRASIL/ http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=352635

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.