quinta-feira, 22 de julho de 2010

ESTERILIZAÇÃO (CASTRAÇÃO)

ESTERILIZAÇÃO (CASTRAÇÃO)
A única medida eficaz no controle das populações de cães e gatos (fêmeas e machos) é a esterilização, além de prevenir doenças reduz o número de animais abandonados.
Não é necessário aguardar o primeiro cio das fêmeas. É recomendada que a cirurgia seja feita a partir dos dois meses de idade.
A esterilização deverá ser feita por médico veterinário, e o animal deverá estar sob efeito de anestesia geral.
A esterilização dos machos é mais fácil e mais rápida. Nas fêmeas, a cirurgia consiste na retirada do útero e dos ovários, requer um pouco mais de atenção no pós-operatório.
Após a cirurgia o animal deverá ficar em local adequado para repouso para evitar contaminações. Ministrar as medicações indicadas pelo veterinário e proteger a área da cirurgia, para evitar que o animal lamba ou coce o local da cirurgia.
É importante esterilizar os machos, pois eles deixam de fugir tentando ir atrás de fêmeas no cio. Tem menos necessidade de marcar território com urina, no entanto; continua guardião da casa e da família.
Uma fêmea esterilizada deixa de atrair os machos, não tenta fugir para cruzar e não tem mais cio, ou seja, não menstrua mais.Os animais só copulam para procriação e esse ato não produz prazer sexual. Por isso, depois de esterilizados não desenvolvem nenhum problema com relação à sua sexualidade. Apenas acaba o instinto de procriar.
É mito falar que os animais fiquem obesos após a esterilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.