quinta-feira, 8 de novembro de 2012

HEMOBARTONELOSE


Aspectos Gerais

A hemobartonelose (haemobartonellosis, anemia infecciosa felina) é uma doença do sangue causada por uma ricketsia: Haemobartonella felis. É um parasita microscópico que invade as células vermelhas do sangue, infectando as hemácias (células vermelhas do sangue) dos animais, através de picadas de pulgas e carrapatos (e, às vezes, certos mosquitos) que estiverem contaminados com tais microorganismos causando sua destruição.

A pulga é um transmissor em potencial da anemia infecciosa, uma vez que ela ataca tanto gatos sadios quanto os doentes. A maior freqüência da AIF ocorre em gatos machos, com livre acesso a rua: o contagio ocorre através de brigas entre gatos machos, quando há perda de sangue. Alguns pesquisadores também crêem que seja possível a transmissão da doença de uma gata contaminada para os seus gatinhos durante a gestação, via placenta, por mordidas e transfusão de sangue, mesmo sem a presença de pulgas ou carrapatos

A doença se caracteriza por anemia em vários graus de gravidade, com os sintomas a ela associados normalmente: letargia, perda de peso progressiva, gengivas pálidas, perda de apetite, apatia, fraqueza, aumento da freqüência respiratória (mesmo quando em repouso ou apos exercícios leves), aumento do fígado e gânglios linfáticos. Em casos mais graves pode haver desidratação e queda de temperatura corporal, levando à morte.

A AIF se apresenta nas formas aguda, sub-aguda e crônica. 
  • Na forma aguda, entre o aparecimento dos sintomas e o óbito podem passar-se apenas algumas horas a poucos dias. 
  • A forma sub-aguda os sinais acima descritos aparecem de forma não tão rápida, podendo levar alguns dias a semanas para apresentar todos os sintomas. 
  • A forma crônica da doença (e a mais comum) muitas vezes passa desapercebida pelo proprietário, pois decorre um longo período em que o gato aparentemente está bem, antes de surgirem todos os sintomas. 

Como existem gatos aparentemente saudáveis portando a doença, acredita-se que o surgimento dos sinais da AIF seja devido a uma queda na resistência do gato, seja por stress ou por outras doenças. Como os sintomas são comuns a várias doenças, a confirmação da AIF só pode ser feita através de exames de sangue. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de cura.

O gato nem sempre produz doença, podendo o gato ser portador assintomático. Quando produz doença, se acopla a parede das hemácias de forma cíclica.


Patologia
O carrapato ou a pulga infectados acabam inoculando o microorganismo no animal durante a picada, infectando as hemácias e causando uma anemia lenta ou rápida, mas de qualquer forma bastante séria.

Fases da Doenças
  • Fase aguda: Esplenomegalia (aumento do baço)
  • Fase cronica: febre; hematuria (sangue na urina); mucosas descoradas pela anemia profunda; epistaxe (perda de sangue pelo nariz); perda de peso; redução do apetite; petéquias (pequenas hemorragias subcutaneas); podendo ocorrer hemorragia gastrintestinal (devido ao rompimento de pequenos vasos) e icterícia; histórico de infestação por carrapatos, pulgas.

Cerca de 1/3 dos gatos não tratados morrem da infecção. Os animais se tornam portadores para o resto da vida, mesmo se recuperando da doença. Em casos de comprometimento do sistema imunológico, por causa viral, stress ou administração de corticosteróide, a doença retorna.

Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas apresentados são apatia, aumento dos linfonodos e baço, aumento da temperatura corpórea, uma anemia que aparece bem lentamente e acompanha perda de peso progressivo ou uma anemia aguda e severa que produz depressão e amarelamento das mucosas em geral, mais visivelmente em olhos e boca. 

Diagnóstico
O diagnóstico é feito através dos sintomas apresentados e da história dos hábitos dos animais, além de exames laboratoriais sanguíneos que detectam anormalidades nas células do sangue e a presença dos microorganismos responsáveis pela doença.

Tratamento
O tratamento se constitui a base de antibióticos, corticóides e em alguns casos quando a anemia é muito severa, há necessidade de se realizar transfusão sanguínea.

Como muitas outras doenças, a prevenção é mais segura que o tratamento, mesmo porque muitos gatinhos que se recuperam tornam-se portadores do microorganismo Haemobartonella, por toda a vida.

Profilaxia
Mais uma vez, devemos lembrar, que o combate aos parasitas externos como a pulga e o carrapato são essenciais para uma vida saudável, para isso sempre utilize produtos seguros e eficazes, indicados somente pelo médico veterinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.