sábado, 27 de agosto de 2011

SARNAS

Tanto animais que vivem dentro de casa, como aqueles que vivem no ambiente externo podem apresentar várias formas de sarnas.
As sarnas mais comuns são: otodécica, sarcóptica e demodécica.

1)Sarna Otodécica

A sarna otodécica é uma parasitose que acomete cães e gatos, causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que vive na superfície da pele, provocando lesões e otite. A transmissão ocorre pelo contato direto, sendo altamente contagiosa entre os animais.

Sinais clínicos
Animal balança a cabeça e coça a orelha, provocando escoriações. Otite externa com secreção e grande irritação local. Lesões podem estar restritas ao canal auditivo externo ou atingir outras partes do corpo, acarretando dermatite ao redor das orelhas, pescoço e cabeça.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados e em exames específicos realizados pelo médico veterinário. Através do exame otoscópico é possível identificar os ácaros adultos no canal auditivo do animal. O exame microscópico da secreção do ouvido (cerúmen) permite a visualização das formas imaturas do ácaro aí presentes.

Tratamento
O tratamento da sarna otodécica deve ser feito sob orientação do médico veterinário.
Obs: por se tratar de uma doença contagiosa, recomenda-se isolar o animal com sarna dos animais sadios, até sua cura total.

2)Sarna sarcóptica

A sarna sarcóptica é uma parasitose que acomete cães e gatos, causada pelo ácaro Sarcoptes canis, que vive na superfície da pele provocando lesões. A transmissão ocorre pelo contato direto, sendo altamente contagiosa entre os animais. A sarna sarcóptica é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem, causando coceira intensa principalmente nas regiões do corpo em que a pele é mais quente (dobras e áreas de atrito da pele com o elástico de roupas).

Sinais clínicos
Coceira intensa, que piora ainda mais em alta temperatura ambiente. Formação de crostas espessas, infecção secundária e erupções avermelhadas na pele. Queda de pêlos.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados e em exame específico realizado pelo médico veterinário. Faz-se raspado de pele para identificação do parasita ao exame microscópico. A coleta de material para raspado de pele deve ser preferencialmente das regiões de predileção do ácaro, como ponta da orelha, abdômen, cotovelo e patas.

Tratamento
O tratamento da sarna sarcóptica deve ser feito sob orientação do médico veterinário.
Obs: por se tratar de uma doença contagiosa, recomenda-se isolar o animal com sarna dos animais sadios, até sua cura total.

3)Sarna demodécica

A sarna demodécica é uma parasitose que acomete principalmente cães, causada pelo ácaro Demodex canis. Esse parasita é residente normal da pele de cães e está presente em pequeno número na pele de cães normais. A pele dos animais com sarna demodécica favorece a reprodução e crescimento exagerado desses ácaros, provocando a doença. A transmissão ocorre através do contato direto da fêmea com os filhotes durante a amamentação já nos 2 ou 3 primeiros dias de vida. Ácaros podem ser identificados nos folículos pilosos de filhotes com apenas 16 horas de idade. Essa doença tem caráter hereditário e está relacionada à queda de resistência dos animais.

Sinais clínicos

3-a)Sarna demodécica localizada:
Mais comum na face e nos membros anteriores.
A maioria dos casos ocorre em filhotes de 3 a 6 meses de idade.
Ocorrem pequenas áreas com queda de pêlos e descamação da pele.
Geralmente resolve espontaneamente em aproximadamente 30 dias.

3-b)Sarna demodécica generalizada:
Inicia-se na forma localizada e se agrava para a forma generalizada.
Abrange extensas áreas do corpo, principalmente cabeça e membros.
Ocorre descamação e formação de crostas na pele e perda de pêlos.
Pode haver infecção secundária de pele.

Diagnóstico
A sarna demodécica é diagnosticada pelo médico veterinário através dos sinais clínicos e raspado profundo de pele para detecção do ácaro.

Tratamento
O médico veterinário irá determinar o melhor tratamento de acordo com o animal e a evolução da doença.

Fonte: http://www.dogtimes.com.br/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.