segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Como carregar/levantar seu cão
Saiba a forma correta de carregar/levantar no colo seu grande amigo grande.
Donos de cães de grande porte esbarram sempre num problema que é a necessidade de carregar/levantar/mover seu amigo numa determinada situação, por exemplo, a mais comum, numa visita ao vet (naquela mesa de alumínio velha conhecida nossa!). Sendo grandes e pesados, esses cães requerem uma forma cuidadosa e especial de manejo.
Outra situação comum é o banho. Já percebi que não posso deixar a Clara ir ao banho na petshop sozinha. Invariavelmente, sempre levantavam minha Labrador segurando pela barriga (aiiiiiii! que vontade de soltar um punzão!!). E lá ia ela "pendurada" pela barriga tomar seu banho. Tenho sempre que estar presente para orientar os rapazes que felizmente já fazem tudo certinho.
Se você tiver um cão de grande porte e precisar levá-lo ao banho, por exemplo, fique atento a esse detalhe. Levantar um cão grande e pesado pela barriga é, além de extremamente desconfortável para o animal (imagine se você fosse suspenso por uma corda tendo todo o peso do seu corpo apoiado na sua barriga...), é muito perigoso, pois pode causar lesões sérias nos órgãos internos como a ruptura de alças intestinais (o mais comum).
Se sua cadela de grande porte estiver grávida, REDOBRE a sua atenção. Apoiá-la pela barriga, poderá causar danos perigosos e irreparáveis.
Tenha sempre muito cuidado ao manejar qualquer cão, de qualquer tamanho. Pugs, por exemplo, considerados de pequeno porte também NÃO devem ser apoiados pela barriga. E isso acontece com cães de raças e tamanhos variados, qualquer cão. Use sempre seu bom senso.
E lembre-se que quanto mais pesado for o cão, maior poderá ser o dano causado.
Ilustração 1: levantar o cão usando o abdomem como apoio. ERRADO!
Ilustração 2: levantar o cão usando o esqueleto como apoio. CERTO
Fonte: http://pugalicedisse.blogspot.com/2009/09/voce-sabe-carregar-seu-cao-de-grande.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.