quarta-feira, 18 de maio de 2011

FNPDA envia carta à Rede Globo pedindo sensibilidade no trato da questão animal

Veja a integra abaixo:


São Paulo, 15 de abril de 2011

Á

Rede Globo de Televisão
Sr.Manoel Martins
Diretor Geral de Entretenimento


Decididamente, a Rede Globo de Televisão parece ter declarado guerra aos animais, e por extensão, às entidades que se propõem a protegê-los. Só para citar exemplos recentes de desserviços à causa animal – e, pior ainda, de claros estímulos dados pela emissora às práticas de abandono e crueldade –, vale rememorar uma reportagem de julho de 2010, quando a equipe de telejornalismo praticamente convidou a população a exterminar por conta própria os cães de rua de Alagoas, pois estes seriam verdadeiros vilões, vetores de doenças após a temporada de chuvas que assolava o Estado nordestino. Culpar o Poder Público, que foi omisso na prevenção de catástrofes, nem passou pela cabeça dos editores: é muito mais fácil centrar fogo naqueles que não podem se defender sozinhos...

Agora, em abril de 2011, a personagem vivida pela atriz Camila Pitanga apareceu na novela Insensato Coração proferindo sandices sobre os “riscos” que o contato com gatos poderia acarretar a uma mulher grávida. Na referida cena, a personagem afirmava que não poderia tocar num gato porque estava gestante, e não queria se expor ao risco de contrair toxoplasmose – como se o mero toque no felino pudesse transmitir a doença! Tentamos conseguir algum tipo de reparação em um capítulo posterior da novela, mas fomos ignorados. O que a Globo não sabe – ou, pior ainda, talvez saiba e nem se importe – é que uma cena como essa tem o poder de multiplicar enormemente o abandono de gatos por mulheres grávidas ou que desejam engravidar.

Também tem sido desnecessária a exibição, na novela Morde e Assopra, de uma cadelinha pintada de cor-de-rosa. Conforme notícia publicada no portal G1 em 6 de maio de 2011, a “moda” já vem inspirando praticantes da crueldade contra animais: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/05/cadela-e-abandonada-no-lixo-e-tem-corpo-pintado-de-rosa-no-rs.html

Mais recentes ainda são as lamentáveis cenas “cômicas” (?!) da minissérie Macho Man, levadas ao ar em 29 de abril de 2011. Grotescas, elas mostram os maus-tratos a felinos como algo “engraçado”. Ainda que se argumente que um programa humorístico tem a finalidade pura e simples de entreter, não de educar, é lastimável que a “piada” consista em torturar e matar animais.

As entidades do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal – órgão colegiado que representa uma centena de entidades de proteção animal de todos os estados brasileiros –, não estão propondo censuras. Apenas pedem um pouco de sensibilidade no trato da difícil questão animal.

Atenciosamente

Sônia Fonseca
Presidente

Fórum Nacional de Proteção Animal
Av. Lins de Vasconcelos, 1667- sl 01
11 2062 7653
info@forumnacional.com.br - www.forumnacional.com.br

Fonte:http://tribunaanimal.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.