Pesquisadores americanos do santuário Bonobo Hope Great Ape Trust, em Iowa, Estados Unidos, passaram os últimos sete anos desenvolvendo um sistema de linguagem para que macacos bonobospossam aprender a se comunicar com os seres humanos. Para usar o sistema, os animais só precisam tocar a tela touchscreen (sensível ao toque) que contém um conjunto de símbolos, chamados de lexigramas.
Ken Schwaller, programador chefe e presidente do conselho da instituição, desenvolveu o “Bonobo Chat”, umaplicativo que possui um sistema de lexigrama instalado em teclados portáteis, que podem ser transportados pelos primatas.
O Bonobo Chat também funciona como um tradutor, possibilitando a comunicação entre esses animais e os humanos. Os usuários podem falar em inglês e o dispositivo do aplicativo traduz a frase falada no formato de lexigramas, para os bonobos entenderem. Os macacos também podem selecionar os lexigramas em suastelas portáteis e converter a frase para o inglês falado.
Ken Schwaller acredita que em breve, o Bonobo chat poderá ser usado para controlar o ambiente por meio de comandos simples, para que os animais possam abrir portas e assistir a filmes.
O cientista ainda procura financiamento para desenvolver ainda mais o aplicativo e colocou seu projeto no site Kickstarter (plataforma de financiamento coletivo) para conseguir alcançar o investimento necessário. Até o momento, o projeto já arrecadou US$ 2.834 (equivalente a R$ 5.188).
(Por: Marina Knöbl)
Fotos: Reprodução/Bonobo Hope Great Ape Trust Sanctuary
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.